CV
15 Nov 2018

[PT] Projetos destacados

Essa lista possui meus projetos que considero mais importantes. Pra ver esses e todos os meus projetos em detalhe, por favor visite meu blogue

Quase todo projeto aqui tem um link pro Hackaday, então é bom explicar. O Hackaday é um blog que publica vários ‘hacks’ por dia. Esses hacks são modificações em hardware ou software, ou novas criações; seja por conviniência, inovação ou simplesmente razões criativas.


2018 – Usando um gravador de micros AVR como interface MIDI

Eu estava precisando de uma adaptador MIDI que pudesse construir o mais rápido possível. Acabei reprogramando um gravador de microcontroaldores AVR para funcionar como interface MIDI. Esse post foi compartilhado pelo blog do Hackster e pelo Hackaday.

Compartilhado no Hackaday como também no blog do Hackster.io

Um usbasp pode fazer muita coisa

2018 – Conserto das portas USB do meu Notebook

Apesar de não ter nenhuma experiencia com concerto de placas mãe, eu resolvi abrir meu único computador pra tentar consertar minhas portas USB. Deu tudo certo, mesmo com alguns contratempos.

Dei sorte em não piorar a situação

Também no Hackaday

2018 – Usando uma CNC chinesa para fazer PCBs

Um tutorial sobre como conseguir fazer PCBs de qualidade aceitavel com a CNC T8, uma das CNCs chinesas mais baratas que no mercado atual. Esse projeto foi compartilhado pelo Hackaday.

ok, não?

Compartilahdo pelo Hackaday

2018 - Tradução da documentação da linguagem Arduino para Português

Eu traduzi a referência completa da linguagem Arduino para Português. Ainda continuo como mantainer, atualizando a documentação quando novas atuaalizações são feitas na documentação em Inglês.

Screenshot

Você pode visitar o repositório no gihub. A referência traduzida pode ser encontrada em arduino.cc/reference/pt/.

Eu também contribuo para a referência em inglês. De fato, também sou um dos mantainers. O repositório pode ser encontrado no github.

2017 – USBASP como adaptador USB para controles retrô

Uma das maneiras mais fáceis de adaptar um controle retro ou joypad para usb é usando a biblioteca v-usb. Eu percebi que talvez eu pudesse usar o USBASP, um gravador avr para conectar hardware antigo a USB. Também modifiquei o código do 4nes4snes de Raphaël Assénat para rodar no usbasp, colocando 4 controles de snes conectados a um só usbasp, usando uma única porta USB.

USB é difícil de aprender. Espero que continue por um bom tempo

Compartilhado no Hackaday também.

2017 – Adaptando o jogo do rex no Chrome para um testador de componentes

Quando você tem um testador de componentes barato com uma tela LCD, o que você faz? Programa nele o jogo T Rex do Chrome, é claro. A coisa que eu mais gostei nesse projeto foi fazer o jogo rodar o mais rápido possível. Eu tive que pensar muito sobre como ajustar as funções para não desperdiçar ciclos da cpu.

Sério. Porque eu fiz isso?

Adivinha, Hackaday também.

2016 – Arduino EPROM programmer.

Okay. Se você leu aqui, você deve ter notado que eu adoro hardware de videogames retrô. Eu consgui ler ou gravar EPROMS com um Arduino. Desta forma, eu consegui executar jogos ou software homebrew no meu Super Nintendo.

Eu amo que eletrônicos são tão coloridos hoje em dia

Esse não foi apenas compartilhado pelo Hackaday, mas também pelo blog oficial do Arduino.

2016 – Gravdno ROMS no Pocketstation

Sim. Eu adoro hardware esquisito. O pocketstation é um dispositivo que funciona principalmente como um cartão de memória para o Playstation 1. No entanto, o mesmo possui uma tela lcd e pode ser usado para jogar minigames ou tranferir seus saves para seus amigos. Eu consegui acessar os dados no mesmo, como também gravar novos jogos.

Um pocketstation. Pedacinho de tecnologia estranha japonesa

Visto no Hackaday.

2016 – Salvando imagens da Game Boy Camera

Então, eu comprei uma câmera do gameboy e queria as imagens no meu computador. Criei uma placa para ler ou gravar cartuchos de game boy e consegui acessar a memória SRAM da camera, salvando as fotos no meu computador.

Preciso atualizar esse projeto, btw

Meu texto foi compartilhado no Hackaday e alguns foruns and blogs sobre jogos retro.

2015 – Cartucho de Mega drive com chips de BIOS

Isso foi quando comecei a me interessar por hardware hacking. Desde criança, eu tinha esse cartucho de Sonic the Hedgehog para mega drive que não funcionava. Quando eu encontrei um onte de memórias flash (a BIOS) de computadores antigos no lixo, decidi sair em uma jornada para gravar todos os 4194304 bits corretos nesses chips, trocar pelo chip com defeito no cartucho e jogar Sonic.  

Um cartucho de mega drive e alguns chips

Esse artigo foi compartilhado pelo Hackaday e Dangerous Prototypes

2014 – Impressora de “matriz de poontos”

Então, reciclei as peças conseguidas no instructable acima em uma impressora. As imagens são impressas com uma caneta, com esse instructable eu ganhei três prêmios em contests do Instructables.

Se lembra daquele drive?

Segundo prêmio no Microcontroller Contest 2014

Primeiro prêmio no Remix contest 2014

Runner up no Tech Contest 2014

2014 – Reciclagem de drives de CD/DVD

Nesse Instructable eu ensinei como desmontar drives de cd ou dvd e sugeri usos para reaproveitamento das peças. Isso foi na verdade anntes dessas micro CNCs com esses motores de passo se tornarem super comuns.

Um drive de dvd pronto para ser desmonttado

Gnahei o segundo prêmio no Teach it! contest 2014 com esse instructable.


Tags: